Hoje em dia é possível utilizar softwares gratuitos para quase tudo, incluindo a exibição de documentos, uma função que pode ser realizada com Scribus, uma alternativa open-source multiplataforma ao QuarkXPress.
Escolha o formato de papel ideal para o projeto; indique o tamanho e orientação; não se esqueça de ajustar as margens, que são fundamentais para conseguir um design equilibrado. Também é possível utilizar templates.
O próximo passo consiste em desenhar o screentone sobre o qual os elementos serão posicionados e definir as páginas modelo. Esta característica permite economizar tempo por não ter que criar a página de base todas as vezes. Outra maneira de economizar tempo é criando estilos de linha e parágrafo (threads) personalizados.
Os elementos que você insere na página (caixas de texto, imagens, tabelas, formas, polígonos, curvas Bezier...) podem ser agrupadas para facilitar a edição e bloqueio de páginas para evitar mudanças indesejáveis.
Com suporte para administração de cor CMYK e ICC, Scribus pode salvar projetos em formato PDF sem precisar de ajuda de outro aplicativo. E mais, ele também permite criar documentos em PDF com controles editáveis (caixas de texto, caixas de checagem, listas, etc.).
Comentários
Olá, nQuando virá o Scribus 64bit para MacOS 10.15 Catalina? NOr há uma versão beta que eu poderia testar? Nlg Horst